sexta-feira, 3 de agosto de 2007

GASOLINÃO - MP pede nova perícia

Objetivo é averiguar há quanto tempo acontece o crime, considerado pelo Promotor como o mais relevante de improbidade administrativa da região

Araranguá/Arroio – Encerrada a fase de postulatória, o caso Gasolinão, como é conhecido pela mídia as investigações de desvio de dinheiro público e beneficiamento de terceiros através da distribuição de gasolina no Balneário Arroio do Silva, entra numa nova fase.

Segundo o responsável pela 2ª Promotoria, que trabalha com a improbidade administrativa, Promotor Maurício de Oliveira Medina, a ação ajuizada no ano passado entra na fase instrutória com produção de provas. Por causa disso, o Promotor fez o pedido de uma nova perícia, que deve apontar se a mistura de bens públicos e privados, onde o município pagava débitos de terceiros, acontecia antes, e há quanto tempo.

O processo está agora nas mãos do juiz Pedro Aujor Furtado Junior, que deve decidir pela deferimento ou não da perícia, que deve ser ainda mais aprofundada. Também nesta fase, as testemunhas de ambos os lados devem ser ouvidas.

O Promotor diz que não haverá mais nenhum pedido de afastamento do prefeito Paulo Pedroso Victor, realizado por duas vezes pelo promotor anterior, Ricardo Viviani de Souza, que atualmente atua no MP em São Miguel do Oeste. Os pedidos foram indeferidos por duas vezes pelo juiz, e também pelo Tribunal de Justiça do Estado, que entenderam que o prefeito não estaria coagindo as testemunhas do caso. Apesar disso, o promotor afirma que, caso a Justiça entenda pela culpabilidade do prefeito, a pena poderá ser a perda do cargo.

Para ele, que tem seis anos de experiência na área da moralidade administrativa, este é o caso mais relevante dos que tramitam na 2ª Promotoria: “É um caso importante. Espero que a gente possa ter uma solução, respeitando os preceitos legais, garantindo ampla defesa a todos os envolvidos, que os fatos se esclareçam, e que as pessoas envolvidas, se provada a culpa, sejam sancionadas”, finaliza.

Um comentário:

Franciele disse...

dia 25 de agosto terá audiência sobre o gasolinão as 14:00 na sala de audiências da 2ª vara civil