terça-feira, 7 de agosto de 2007

INCENTIVO - Alunos de seis escolas municipais participam de torneio de xadrez


Iniciativa faz parte do projeto Esporte na Escola, e hoje reúne alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental

Araranguá – Cerca de 60 alunos de seis escolas municipais de Araranguá participaram, ontem do primeiro torneio do ano de xadrez, dentro do Projeto Esporte na Escola. A competição, destinada aos alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, reuniu duas equipes masculinas e duas femininas das EBM’s Jardim das Avenidas, Nova Divinéia, Otávio Manoel Anastácio, João Matias, Santa Bárbara e Almerindo Luz para o torneio, que aconteceu na tarde de ontem, no auditório da EBM João Matias.

Hoje, no mesmo local, acontece o torneio entre os alunos do 6° ao 9º ano, e o mesmo número de competidores é esperado.

BOM PRA CABEÇA – A prática do xadrez tem sido coqueluche nas escolas. Os benefícios são muitos: “A modalidade é toda em cima do raciocínio, o aluno precisa ter paciência, atenção e ao mesmo tempo, formular estratégias”, define o coordenador do Esporte na Escola, Professor Paulo Luiz Dias, que diz que as rodadas são feitas dentro do sistema Schuring, ou de emparteiramento. Para os competidores, isso quer dizer persistência, já que não se sagram campeões em apenas uma jogada.

Ketlin Francine Teixeira, 8, do 3º ano, foi uma das pré-selecionadas da ERM Santa Bárbara, e participou do torneio pela primeira vez. Para ela, que teve que jogar duas das cinco rodadas, “o xadrez é bom, porque ensina a gente”. Para ela, a iniciativa da prefeitura é muito importante: “O esporte ajuda a gente a pensar melhor e aprender mais rápido”, elogia.

Ketlin (centro) e as amigas vieram da ERM Santa Bárbara para participar do torneio

Páreo duro foi o jogo entre os alunos do 4º ano Wellington Mascarelo, 10, da EBM Almerindo Cruz e Hiandy de Lima Espíndola, 9, da Santa Bárbara. Os dois empataram duas vezes na disputa, e lutavam com paciência tentando vencer oponente. Marinheiro de primeira viagem, Hiandy diz que gostou do nível da competição, e diz que gosta do esporte, porque força a mente e não é violento.Mais experiente – Wellington já competiu no ano passado – o adversário diz que além de tudo, o xadrez revela talentos: “É um ótimo esporte para a escola”, elogia. Apesar do confronto, os dois tem uma idéia em comum: ambos querem a medalha de primeiro lugar, e prometeram brigar por ela.


Wellington e Hiandy competem em busca da medalha

Esporte na Escola – Segundo o coordenador, o projeto parte da presença do esporte em todas as escolas municipais. Aos alunos, são oferecidas várias modalidades, mas a presença não é obrigatória. Além do xadrez, são disponíveis o voleibol, handebol, tênis, futsal e dança, além de outras específicas a algumas escolas, como o Tae Kwon Do. Assim como nos demais esportes, que também já tem datas para as competições, os vencedores do xadrez recebem medalhas, e as escolas vencedoras receberão troféus, no encerramento, marcado para 30 de novembro.


Coordenador do projeto acredita que município acertou ao investir no Esporte na Escola

Nenhum comentário: