terça-feira, 19 de junho de 2007

Mãe dos Homens - Santa dos Milagres

MÃE DOS HOMENS


Santa dos Milagres


Muita gente diz que Nossa Senhora Mãe dos Homens faz milagres pelo povo da região. Livro de devoto conta algumas histórias

ARARANGUÁ – Não é à toa que por mais de 150 anos, Nossa Senhora Mãe dos Homens é devotada e adorada em toda a região: segundo a crença do povo, a Santa é uma verdadeira bênção de milagres derramado sobre a cidade de Araranguá.

Tanto é, que segundo o autor do livro Nossa Senhora Mãe dos Homens – Fé, Devoção e Folclore da Freguesia que nasceu há 150 anos, Vâner Luiz Batista de Carvalho, 48, o Vaninho, uma vez, o Profeta João de Maria profetizou: se a Santa sair da cidade, Araranguá desaparece com a enchente – é Nossa Senhora quem protege a cidade.

No livro de 65 páginas, editado pela Gráfica Orion numa iniciativa do Jornaleco, em 1998, o autor enumera uma série de milagres atribuídos à Santa pelos que receberam as graças. São casos de curas, recuperação de objetos perdidos, e estranhas reações da Santa a supostas chacotas feitas por festeiros não tão devotos assim, como foi o caso da brincadeira de mau gosto, feita por um dos homens que carregariam a Santa no dia da procissão: Ventava muito, e então o homem brincou, dizendo: “Ela tem que ter muito cuidado, pode dar um vento forte, levantar o vestido, e mostrar a calcinha”. Na hora da procissão, a Santa ficou tão pesada, que ninguém teve como tira-la da Igreja, e a missa acabou acontecendo ali mesmo, já que a Santa se negava a sair do altar, talvez por medo do vento que não dava brecha.

Mais para milagre, o que aconteceu com o pedreiro Eugênio Cecon, em 26 de janeiro de 1951, é digno de registro. Quem conta é o devoto Segundo Hermelindo Luz, 79, que diz que presenciou o fato: “Ele tinha tuberculose, e estava desenganado pelos médicos. Então fez a promessa pra Santa: se ele se curasse, viria de Maracajá até os pés da Santa de joelhos, para agradecer a graça recebida. Ele se curou: levou quatro dias até alcançar os pés de Nossa Senhora, que beijou com amor e devoção”, conta.

Apesar das 15 páginas do estarem dedicadas à milagres de Nossa Senhora na região, Vaninho quer mais: “Estou preparando o segundo volume do livro, porque novos casos não param de acontecer”, garante. Como exemplo, ele cita um, que ainda não foi averiguar: “Chegou um senhor aqui, que mora na beira da BR 101, e contou que recentemente, teria adquirido uma pequena imagem Dela, que colocou na estante do quarto, perto da cama do casal. Na madrugada do dia seguinte, um caminhão cheio de melancia desgovernado acabou atingindo a casa do casal, que rachou inteira.O mais impressionante é que parou a um metro da cama, salvando o casal e a imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Vaninho, ele mesmo um agraciado pelas bênçãos da Santa por mais de duas vezes na vida – uma quando era bebê e estava à beira da morte, e outra aos 12 anos, quando jurou dedicação à Santa caso o livrasse de um erro de medicação que quase tirou-lhe a vida dentro de um hospital de Criciúma – quer buscar as novas histórias de milagres da Santa, para inserir no novo volume, que segundo ele, não tem fins lucrativos: “Se houver algum lucro, vai para a caridade”, afirma.

Por causa desse desejo, amanhã, no dia da Festa de Nossa Senhora Mãe dos Homens, ele estará lá, munido de gravador, máquina fotográfica e muita caneta e papel para ouvir os novos milagres. Se você tem alguma graça da Santa para contar, procure o Vaninho no dia da festa, ou pelo fone (48) 9955-0489 e relate sua história. Nossa Senhora Mãe dos Homens, sem dúvida, vai abençoar.

FL1 – Livro dedica 15 páginas aos milagres de Nossa Senhora Mãe dos Homens

FL2 – Vaninho e Seu Segundo: testemunhas dos milagres da santa na região



Ele se curou da bebida, e diz que foi milagre de Nossa Senhora Mãe dos Homens

O padeiro Rogério acredita que se não fosse pela Santa, hoje nem trabalho ele teria, por causa da bebida

ARARANGUÁ – Na padaria da prefeitura municipal de Araranguá, um homem acredita que a vocação de fazer pães para saciar a fome de muitos cidadãos estaria esquecida, caso Nossa Senhora Mãe dos Homens não tivesse intercedido em sua vida. Hoje, faz 17 anos que ele trabalha na padaria, e agradece todos os dias à Santa por sua recuperação.

Rogério Nazareno dos Santos, 45, era alcoólatra desde muito jovem, e tinha problemas graves com a bebida. Em 1995, no dia da festa de Nossa Senhora, ele recebeu uma sugestão de alguém que o queria muito bem: “Eu estava bêbado, mas mesmo assim, dona Emília Rocha sugeriu que eu ajudasse a carregar a Santa para a procissão. Eu fui, trôpego, trocando as pernas, mas olhando para Ela, que parecia olhar pra mim com os olhos de ternura. Eu fui carregando Ela, mesmo trocando os passos, e pedindo em pensamento: ‘Mãezinha, me livra desse vício’. Ela me atendeu: daquele dia em diante, senti nojo da bebida, e nunca mais coloquei um gole de cachaça na minha boca”.

Para ele, a explicação para a súbita recuperação é só uma: Nossa Senhora Mãe dos Homens fez milagre em sua vida. E parece ter feito mesmo: muita gente conheceu Rogério bebendo, e acreditaram que não haveria recuperação: “Presenciei aquele dia, quando ele colocou a imagem Dela do caminhão para a Igreja, ele pegou numa parte do andor, cambaleando, olhava para a Santa. A imagem tocou profundamente nele, e até hoje essa recuperação ainda surpreende muita gente”, conta Vaninho.

Hoje, completamente recuperado do vício, ele encontrou uma companheira, Maria Jerônimo Machado, com quem vive muito bem. No dia da festa, mais uma vez, ele vai acompanhar a procissão de pés descalços, para mostrar a humildade e a devoção pela Santa, que proporcionou a graça que mudou sua vida.

Foto-legenda – Para Rogério, Nossa Senhora é a responsável pela cura no vício da bebida: “Ela me fez um milagre, e salvou minha vida”.

Nenhum comentário: