sexta-feira, 13 de julho de 2007

CENSO - Chuva atrapalha, mas trabalho precisa ser feito

Recenseadores enfrentam sol e chuva para entregar pesquisas no prazo

ARARANGUÁ – Faça chuva ou faça sol, a vida continua. Pelo menos é assim para o receneseador Luiz Fernando da Silva, 27, que na tarde de ontem, mesmo debaixo da tempestade, batia palmas na frente das casas onde vivem os moradores das 11 quadras que fazem parte do seu setor. Apesar da pressa – o trabalho deveria ser concluído ontem – ele teria visitado sete quadras, com 413 casas, e diz que o trabalho é prejudicado pela chuva: “Em dias normais, já há dificuldades, com chuva, o morador não quer sair de casa, e muitas vezes pede pra que a gente volte outra hora. Atrapalha 90% do trabalho”, lamenta. Mesmo assim, ele diz que há ótimas pessoas, que convidam para entrar, apesar dele estar todo molhado: “Gente boa tem em toda parte”, elogia.

Para ele, que faz parte da turma de 18 dos 363 recenseadores da região, e que iniciou as pesquisas há uma semana sem nunca ter trabalhado no Censo, o PDA – computador de mão equipado com GPS, utilizado pela primeira vez no país pelo IGBE neste Censo Agropecuário e Contagem da População para municípios de até 170 mil habitantes - facilita a vida dos recenseadores, já que dinamiza o trabalho: do momento da abordagem até o fim da pesquisa, o recenseador não soma mais que dez minutos em cada moradia: “No Censo 2000, dizem que demorava mais de 20 minutos nas pesquisas mais simples. Nas amostras, levava até 40 minutos”, diz o recenseador, que diz que a única desvantagem do aparelho é quando a memória enche, tornando o registro de dados mais lento.

É uma corrida contra o tempo: até o dia 15 de julho, próximo domingo, todas as pesquisas feitas na região devem estar concluídas, e no fim do mês, encerra o prazo de coleta de dados em todo o país, que começou no dia 16 de abril


Em dias de chuva, maioria dos moradores não querer nem abrir a porta

SAIBA MAIS - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou a coleta das informações para os Censos 2007, que englobam duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada – o Censo Agropecuário, em todo o país, e a Contagem da População, nos municípios com até 170 mil habitantes e em outros 21 especiais. Pela primeira vez no país, essa operação censitária é totalmente informatizada, com as entrevistas realizadas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados, por aproximadamente 70 mil recenseadores. A informatização está possibilitando um recorde na divulgação dos resultados: no caso da Contagem, por exemplo, os dados serão disponibilizados à sociedade já no dia 31 de agosto, apenas um mês após o final da coleta. O orçamento previsto para toda a operação é de cerca de R$ 560 milhões. Os Censos 2007 resultarão ainda na formação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, que subsidiará as principais pesquisas do IBGE.

Para confirmar a identificação do recenseador, ou em caso de dúvida sobre os Censos 2007, a população deve ligar para o telefone 0800-7218181 ou acessar o portal do IBGE na Internet: www.ibge.gov.br.

Nenhum comentário: