quarta-feira, 4 de julho de 2007

INICIATIVA - Usuário promove abaixo-assinado para biblioteca

Mais de 500 pessoas já assinaram folhas, que pedem melhorias para biblioteca pública municipal

ARARANGUÁ – Mais de 500 usuários já assinaram o documento que pede melhorias a Biblioteca Pública Municipal Luiz Delfino. Dentre as reivindicações apontadas pelo idealizador do abaixo asinado, o estudante de Letras Andrei Valentim, 19, estão reforma do espaço, atualização do acervo e implantação da biblioteca virtual.

Segundo o projeto proposto pelo idealizador, um andar deve ser construído, para acomodação dos títulos, biblioteca virtual com pelo menor cinco computadores, uma impressora e um monitor de informática, além de mesas para pesquisa e leitura.

Carlos Maurício Monteiro, 20, foi um dos primeiros a assinar a lista, disponível na própria biblioteca. Para ele, a biblioteca possibilita o acesso à leitura, e conseqüentemente, à formação de opinião: “A idéia é ótima, um incentivo a cultura do município. Acho que todos devem assinar”, afirma.


Carlos Maurício foi um dos primeiros a apoiar a causa, assinando o documento: acesso à leitura e informação

PREFEITURA TEM PLANOS – Segundo o presidente da Fundação Cultural de Araranguá, Vânio Coral, a iniciativa do abaixo-assinado é elogiável. Ele diz que a prefeitura tem projetos para a biblioteca, e que alguns deles casam perfeitamente com os pleitos dos usuários. Ele diz que tem incrementado o acervo de três em três meses, com aquisição de cerca de 100 títulos a cada compra. Para as crianças, já existe um projeto para a biblioteca infantil e brinquedoteca, que deve ser instalada na Casa do Papai Noel: “Com isso, fica disponível mais espaço para a biblioteca pública, para aquisição de mais livros e instalação de um ou dois computadores para os usuários”, disse. Mas a proposta da Fundação vai mais longe: a idéia é implantar uma nova biblioteca, com espaço todo dedicado á leitura. O local, porém, ainda não foi definido: “Se tiraremos a biblioteca da praça ou não, ainda não sabemos. Pretendemos ouvir a opinião dos araranguaenses”.

Mesmo assim, as novas propostas para a biblioteca devem ainda esperar um pouco mais: além da reforma do Centro Cultural, em fase de finalização, a prefeitura deve investir na construção do museu e arquivo histórico municipal, projeto de 350 m2 que deve ser levantado na área do antigo Campo de Aviação: “Estamos lutando pela cultura da cidade. Com a participação de todos, esta luta passa a ter ainda mais sentido”, finalizou.

Vânio Coral diz que pretende realizar o sonho de oferecer uma biblioteca pública completa à população, mas diz que tem outras prioridades imediatas.

2 comentários:

Leila Maria da Silva disse...

olá, meu nome é Leila e sou natural de Aranranguá, porém estou morando em Osório/RS.Achei muito importante a idéia do Andrei em fazer esse abaixo-assinado, pois a nossa biblioteca precisa, e muito, de uma modernização, tanto estrutural quanto de material. Sou amiga do idealizador deste abaixo-assinado, o ajudei a construir o projeto e acho que todos devem participar desta arrecadação. Só assim nossa cidade terá um futuro digno para deixar para nossos descendentes: a educação.

É isso aí pessoal....

Teste de blog disse...

"Segundo o presidente da Fundação Cultural de Araranguá, Vânio Coral, a iniciativa do abaixo-assinado é elogiável."

Considero um tanto hipócrita essa afirmação do senhor Vânio Coral. Por que ele elogia tanto o abaixo-assinado pela reforma da biblioteca se quando o fiscal de bibliotecas esteve na da nossa cidade ele disse que estava perfeita e não precisava de mais nada?...

Me desculpem, mas o senhor VÂnio Coral só se importa mesmo com o Centro Cultural, e deixa a biblioteca em segundo plano. Tenho cá minhas dúvidas se ele está mesmo interessado em promover a cultura em Araranguá.


Andrei Valentim.