sexta-feira, 20 de julho de 2007

DÍVIDA ATIVA - Arroio leiloa 147 imóveis


Terrenos inscritos em Dívida Pública serão leiloados com outros imóveis e objetos da Comarca amanhã

REGIÃO- Amanhã, a partir das 14h30, no Fórum de Justiça de Araranguá, muita gente terá a oportunidade de arrematar o terreno dos sonhos ou comprar um artigo de utilidade com preços atrativos. A 1ª Praça do 1º leilão do ano promovido pelas 1ª e 2ª Varas Cíveis do Tribunal de Justiça da Comarca de Araranguá estará ofertando imóveis inscritos em Dívida Ativa dos municípios, ou credores de empresas, bancos e outras pessoas jurídicas. Também serão leiloados outros tipos de bens, como automóveis, caminhões, pneus, máquina registradora, impressoras, máquinas separadoras de grãos, e até uma vaca vermelha, cinco anos de idade, com aproximadamente 350 quilos.

ARROIO – Segundo a procuradora da dívida ativa da prefeitura de Balneário Arroio do Silva, Fernanda Magali de Oliveira Schefer, serão leiloados cerca de 145 imóveis inscritos na Dívida no município, a maioria localizados no Morro dos Conventos – Zona Nova, nas regiões 23 a 83. Ela justifica a maior incidência de dívidas na área por uma ação na Justiça, que discute a propriedade dos terrenos, cujos compradores mantém a posse por força de liminares: “Por causa disso, muita gente desanimou, e acabou não pagando o IPTU”, diz. Outros locais com terrenos a serem leiloados são Santa Helena e Guairacá, no Sul, e Edel, ao Norte.

A procuradora diz que todos os procedimentos legais foram adotados antes da remessa dos imóveis a leilão – cinco anos de dívida ativa, notificação, carta de penhora - , e que por ser 1ª Praça, os proprietários ainda têm tempo para recuperar o bem, negociando as dívidas da propriedade. E é bom que façam isso, já que além de perder o imóvel, eles permanecerão no registro de devedores até a quitação da dívida, que permanece. Cerca de dez proprietários já parcelaram a dívida antes do leilão: “Os que moravam nos imóveis vieram acertar, e fizeram bons negócios. Dos que sobraram, a maioria mora no Rio Grande do Sul. É freqüente comprarem de empresas loteadoras e abandonarem as terras”, descreve.

Os imóveis que não forem arrematados nesta praça terão a 2ª Praça, marcada para dia 1º de agosto. O leiloeiro oficial é Lúcio Ubialli, e a relação de bens e os valores de lance mínimo estão disponíveis site www.centralsuldeleiloes.com.br.

Nenhum comentário: