quarta-feira, 4 de julho de 2007

NO PAN - Mais quatro policiais militares são convocados para a Força Nacional

Eles fazem parte do PPT, e podem ser os próximos a desembarcar no Rio, onde acontece o Pan

ARARANGUÁ – Quatro soldados da Polícia Militar de Araranguá devem se somar aos três oficiais da região que integram a Força Nacional de Segurança Pública. Além do 1º Sgto Luiz Leitão, que embarcou em janeiro deste ano, o Sgto. João Luiz Casagrande e o Sdd. José Everton Alves, que embarcaram no dia 25 de maio, os Sdds. Jéferson da Silva Gomes e Plínio Réus da Rocha Júnior serão presenças garantidas durante o XV Jogos Panamericanos, que acontece de 13 a 29 de julho, no Rio de Janeiro. Já as presenças dos Sdds. Andrei de Matos e André Luiz Galson Neumann não são garantidas, porque apesar da convocação, o Comandante da Polícia Militar de Araranguá, Major Gilmar Mônego, deve requerer a dispensa dos dois, para evitar o esvaziamento da guarnição. Todos os militares fazem parte do PPT – Pelotão de Policiamento Tático, e por isso, são diretamente responsáveis pelo policiamento ostensivo dos municípios comandados pelo quartel de Araranguá.

Segundo o Major Gilmar Mônego, as convocações fazem parte de um convênio firmado entre os Estados e a Secretaria Nacional de Segurança Pública, que promete liberar recursos para a segurança pública dos Estados em troca da disponibilidade dos militares convocados. Para o Comandante, os soldados fazem falta: “Mas em contrapartida, teremos homens mais experientes e bem treinados, que passaram por situações críticas em grandes cidades”, disse.


Mesmo com a incerteza, os soldados Matos, 28 e Neumann, 27, estão preparados para a viagem. Companheiros há nove anos, desde que concluíram a Academia, em Criciúma, os dois trabalham juntos na mesma guarnição do PPT em Araranguá, e gostam da idéia de estarem juntos no RJ: “Nós dois fizemos treinamento para isso, em 2005”, conta Matos, que diz que já esperava pelo convite: o anúncio veio quando ele serviu em missão no Espírito Santo, no ano passado. Já para Neumann a coisa foi diferente: “Não esperava, e recebi a notícia com muita surpresa”. Para os dois, a convocação tem o mesmo peso de uma competição para a Seleção Brasileira: “Teremos que mostrar responsabilidade, e trabalhar muito”, garante Neumann. Já para Matos, a experiência vai servir para que ele confira in loco o que vê na televisão: “Espero que não seja assim tão violento”, torce.



Soldados querem a experiência


Para ambos, ir ao Rio durante o Pan e ficar longe da família por no mínimo 120 dias será difícil, mas valerá a pena: “Voltaremos pra casa de bagagem cheia”, finaliza Matos.


Nenhum comentário: